Quando devemos contratar um arquiteto paisagista e o que considerar no projeto


O modo como organizamos e inserimos elementos em um ambiente faz toda a diferença. E, para saber o que é melhor para o seu projeto, o ideal é contratar um arquiteto paisagista.

Além de criar um espaço mais bonito e visualmente atrativo para a sua residência, esse profissional também pode proporcionar um ambiente com todos os recursos necessários para melhorar a sua qualidade de vida.

Afinal de contas, o lugar onde você vive ou trabalha, interfere diretamente na sua saúde física e mental, não é mesmo?!

Por isso, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é um arquiteto paisagista;
  • Quando contratar esse profissional;
  • O que considerar no projeto para fazer a escolha certa.
Confira!

O que é um arquiteto paisagista

O Arquiteto Paisagista é o responsável por desenvolver e aplicar projetos de paisagismo. E isso pode incluir uma série de coisas, tais como:

  • Detalhamento construtivo externo;
  • Interpretação de projetos;
  • Desenvolvimento de perspectivas de obras;
  • Controle de prazos de entrega do projeto;
  • Indicação de sugestões em projetos, entre outros.
Esse profissional atua diretamente com três áreas: arquitetura, paisagismo e urbanismo. Dessa maneira, ele consegue ter uma visão mais ampla para desenvolver e aplicar os projetos de paisagismo.

Quando contratar um arquiteto paisagista

O arquiteto paisagista pode ser contratado em diferentes situações. Seja em uma construção nova, onde você já queira criar um local agradável e que atenda as suas necessidades, ou em uma reforma, para modificar a área externa.

Esse profissional consegue trazer uma série de vantagens para o seu projeto, tais como:

Harmonia

Ao contratar um arquiteto paisagista, você terá a garantia de que a área externa ou o seu jardim interno estarão em sintonia com o restante da construção e da decoração.

Este é, inclusive, um dos grandes diferenciais desse especialista, ou seja, a sua capacidade de alinhar todos esses aspectos, deixando o ambiente mais bonito e visualmente harmônico.

Estudo aprofundado

Outra vantagem de contratar esse tipo de profissional é que ele fará um estudo aprofundado para verificar quais plantas são as mais adequadas para o seu projeto.

O arquiteto paisagista levará em conta o seu gosto pessoal, mas também as características do seu solo e do clima da sua região.

Muitas vezes um cliente quer uma planta que achou linda na revista, mas que não vai se adaptar bem ao clima e solo da região. Então, cabe a esse especialista indicar alternativas.

Segurança no futuro

É muito comum encontrar pessoas que simplesmente resolveram plantar uma árvore em casa, e que acabaram tendo problemas com quedas de galhos, e até mesmo o crescimento exagerado das raízes.

Um arquiteto paisagista terá o cuidado de analisar que espécies são as mais seguras para você ter, conforme o tamanho do espaço disponível. 

Ele irá verificar desde o tamanho dos galhos, para ter certeza que eles não vão invadir a sua residência, até fazer os procedimentos necessários nas plantas para que elas não atraiam pragas.

Por conta disso, o ideal é contratar o arquiteto paisagista em qualquer ocasião que envolva mudanças na área externa. Ele poderá te dar todas as orientações necessárias, e elaborar um projeto que realmente atenda às suas necessidades.

O que considerar no projeto para fazer a escolha certa

Agora que você já sabe da importância de contratar um arquiteto paisagista, vamos dar algumas dicas do que considerar em um projeto para fazer a escolha certa. Confira:

Mão de obra especializada

O arquiteto paisagista é apenas um dos profissionais que podem integrar a sua equipe. Dependendo do tipo de projeto desejado, você também pode ter que contratar outros especialistas.

Por exemplo, para quem deseja ter árvores frutíferas, ou até mesmo uma horta, um engenheiro agrônomo pode ser de grande ajuda. Isso porque ele irá te dar as melhores orientações sobre espécies e até mesmo métodos de cultivo.

Iluminação

Quando falamos de projeto de paisagismo, a maioria das pessoas pensa apenas na questão das plantas. Contudo, ele envolve uma série de outros aspectos importantes, como a iluminação.

A parte de luminotécnia tem um grande peso no resultado final. O tipo de iluminação escolhida vai interferir diretamente no visual da sua área externa.

E o arquiteto paisagista também vai te ajudar nesse aspecto. O ideal é que você considere não apenas a questão estética, mas financeira. 

Dependendo da quantidade e tipo de luzes, a conta de energia elétrica do fim do mês pode vir bem mais alta.

Uma solução é buscar alternativas de fornecimento de energia, como painéis solares. Hoje já é possível implantar esse tipo de sistema gastando bem menos do que há dez anos.

Sistema de irrigação

Outro detalhe a ser considerado na hora de escolher um projeto de paisagismo é o sistema de irrigação. Dependendo do tamanho da sua área, e até mesmo do seu tempo livre para cuidar dela, esse tipo de sistema é indispensável.

Ele irá garantir que as plantas do local sobrevivam, mesmo que você não tenha tempo para regá-las diariamente. Mas, assim como qualquer outro elemento de um projeto de paisagismo, esse item precisa ser escolhido com cuidado.

Harmonia com o restante da construção

Muita gente quer criar a área externa dos sonhos, mas se esquece de pensar se ela faz sentido com o restante da construção e decoração. É preciso ter em mente que tudo está interligado.

Logo, se você escolher coisas para a área externa que não tenham nenhuma relação com a sua residência ou a decoração dela, vai acabar tendo um desequilíbrio no visual.

Por isso, é importante ter um arquiteto paisagista no seu time para que ele possa te dar as indicações do que se encaixa dentro daquilo que você deseja. Mas, ele também irá levar em conta o que faz sentido em conjunto com a construção e decoração.

Conclusão

O lugar em que nós vivemos interfere diretamente no nosso bem-estar. Por isso é importante presar por desenvolver um ambiente agradável, que possa melhorar a qualidade de vida.  

Ao contratar um arquiteto paisagista, você terá suporte técnico não só na elaboração do projeto, mas na sua execução. E com isso, será possível evitar uma série de dores de cabeça, e ainda garantir que o resultado final seja aquilo que você esperava.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveite para deixar o seu comentário e vamos bater um papo.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua opinião pode influenciar pessoas.